Dr. Sidney Schapiro alerta sobre os fatores de risco da Artrose
"A artrose é degenerativa, uma doença do envelhecimento. 80% da população com cerca de 60 anos tem artrose em algumas articulações, seja na coluna, joelho, quadril ou ombro", explica o ortopedista e traumatologista esportivo.
De acordo com o Dr. Schapiro, a artrose tem ligação direta com idade, sobrepeso, com traumas que a pessoa teve ao longo da vida; ligação com consumo de álcool, cortisona e nas mulheres por questões hormonais.
"Deformidades angulares no joelho ou no quadril também podem ser de uma artrose mais precoce. Para a eficácia da melhora do estado clínico é muito importante entender que uma junta precisa de estabilização, que feita pelos músculos. Exercícios dirigidos são extremamente importantes no tratamento da artrose", enfatiza do médico.
Artrose: reabilitação da terceira idade na vida social
A vovó que está cada dia mais "antenada" e ativa. Mas como podem prevenir e cuidar das possíveis lesões musculares e tendões?
"Temos que aliviar a dor e trazer a mobilidade para essa paciente, que quer ter sua vida de volta, ir ao supermercado, festas da família. A depressão causada pela incapacidade também abrevia a vida dessa pessoa", enfatiza Dr. Schapiro.
A artrose nos joelhos e quadris é limitante, pois carregam o peso do corpo. Questionado sobre a etapa inicial, ele nos conta que uma série de atitudes e saber tratar o tempo da artrose para melhor qualidade de vida- meta essencial de todo os seus tratamentos. Uma análise completa é feita e só assim pode ser indicar, por exemplo, analgésicos, anti-inflamatórios, condroprotetores (protetores da cartilagem). Pequenas cirurgias como artroscopia, exercícios e PRP (Plasma Rico em Plaquetas).
Dr. Sidney Schapiro alerta sobre
os fatores de risco da Artrose
Av. Pacaembu, 1862
Pacaembu/SP -
Tel: 11-3871-0842
Av. Brig. Luiz Antonio, 3914
Bela Vista/SP
Telefax: 11-3052-3743 / 3887-8677